terça-feira, 24 de maio de 2011

Harold Camping "define" nova data para o "fim do mundo"

O radialista evangélico norte-americano cuja profecia do Dia do Juízo Final não se cumpriu no último sábado explicou com simplicidade o que deu errado: ele cometeu uma falha de cálculo.
Em vez de o mundo terminar fisicamente no dia 21 de maio com um grande terremoto cataclísmico, como ele tinha previsto, Harold Camping, de 89 anos, disse que agora acredita que sua previsão esteja se realizando "espiritualmente" e que o apocalipse concreto vai ocorrer cinco meses após a data inicialmente prevista, ou seja, em 21 de outubro.
Camping, que tinha iniciado uma contagem regressiva para o Dia do Juízo final, levando alguns seguidores a gastarem as economias de suas vidas inteiras na expectativa de serem arrebatadas para o céu, divulgou a correção durante uma participação em seu programa de rádio "Open Forum", transmitido desde Oakland, na Califórnia.
A sede da rede Family Network, de Camping, que abrange 66 estações de rádio nos EUA, passou o fim de semana fechada, com uma placa sobre a porta dizendo "este escritório está fechado. Sentimos muito não termos podido receber você".
Anúncio que circulava nos ônibus da seita em
Minas Gerais e no Rio de Janeiro
Em um discurso de 90 minutos, por vezes desconexo, que incluiu uma sessão em que ele respondeu a perguntas de repórteres, Camping disse que lamentava que o arrebatamento que ele tinha tanta certeza que aconteceria não ocorreu no sábado.
Mais tarde, refletindo sobre trechos da Bíblia, ele disse que lhe ocorrera que um "Deus misericordioso e compassivo" poupará a humanidade "do inferno sobre a Terra" por outros cinco meses, comprimindo o apocalipse físico em um período de tempo menor.
Mas ele insistiu que 21 de outubro sempre foi a data final de sua cronologia do Fim dos Tempos, ou, pelo menos, de sua cronologia mais recente.

Fonte: O Globo

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Após largarem tudo esperando "fim do mundo", seguidores cobram explicações

Harold Camping
Seguidores esperam explicação pela previsão falha do Fim do Mundo de 21 de Maio de Harold Camping.

Chegou o dia 21 de Maio e também se foi o fim do mundonão aconteceu. Agora muitos estão desejando que Harold deve dar uma explicação.

De fato, o pregador está buscando discrição saindo do foco de sua previsão falha. A website da Family Radio não está sendo atualizada, e ainda proclama o dia do Julgamento Final em 21 de Maio, de acordo com o jornal americano Daily News.

Camping espalhou anúncios por diversas partes do mundo levando até outras pessoas largarem seus empregos e casas para alertar aspessoas sobre a sua previsão do arrebatamento.

Depcionado, um trabalhador da MTA disse, “Eu não entendo,” depois que constatou que o arrebatamento não aconteceu. “Eu não entendo por que nada aconteceu,” disse Robert Fitzpatrick, de 60 anos de idade.

Outros também ficaram apenas na esperança dizendo queo céu seria um lugar melhor para se viver.

“Eu estava esperando por isso porque eu acho que o céu seria um lugar melhor do que essa terra,” disse Keith Bauer que dirigiu desde Maryland para Califórnia para esperar pelo arrebatamento na sede da Family Radio.

Tantos os adeptos quanto os críticos esperam que Camping explique sobre sua errônea previsão, como ele fez em 1994.

“Eu espero realmente que ele tenha uma explicação,” disse Steve Wohlberg, um ministro de Idaho que na semana passada contestou abertamente a previsão de Camping de 21 de maio.

Wohlberg e muitos teólogos cristãos acreditam que ofim do mundo se aproxima, entretanto argumentam que não se sabe a data do fim dos dias.

Ainda com relação a se estudar a Bíblia tentando encontrar uma fórmula para se calcular a data do arrebatamento, um professor do Seminário Fuller Clay Schmit disse, “Há certas coisas sobre a fé que estão realmente escondidas por trás do véu,” disse professor de pregação da Fuller.

Desta maneira, aqueles que usam a Bíblia para formular teorias, equações que não são claramente encontrados no texto, estão indo além dos propósitos das escrituras.

Harold Camping reapareceu em sua casa e disse que o final de semana foi “difícil” depois de sua previsão do arrebatamento global ter falhado neste sábado.

“Tem sido realmente um fim de semana difícil,” disse Camping, 89, em frente à sua casa, Alameda, Califórnia, ao The San Francisco Chronicle na tarde deste domingo.

“Eu estou buscando por repostas,” disse ele, admitindo que ele estava “perplexo.”

O presidente da Family Radio proclamou que o dia 21 de Maio (às 6h da tarde de cada fuso horário) iria iniciar o dia do julgamento e do arrebatamento.

Ele disse que não tinha mais nada a dizer e que ele estaria de volta ao trabalho na segunda-feira, quando ele vai ter mais a dizer sobre a previsão do fim do mundo que falhou.

Fonte: The Christian Post

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lição 8 - O Genuíno Culto Pentecostal

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

     Palavra-chave: Culto: Tributação voluntária de louvores e honra ao Criador.
    O verdadeiro significado do culto é oferecer algo em adoração a Deus como reconhecimento pelo seu poder e agradecimento por tudo o que tem feito em nossa vida.
    Os elementos do genuíno culto pentecostal são louvores através de cânticos, testemunhos, Palavra, oração, glorificação, ofertas e sinceridade de coração.
    A Casa de Deus é lugar de adoração. Todas as vezes que entramos na Casa do Senhor devemos refletir da seguinte maneira: “Será que estou vindo aqui hoje por que amo a Deus ou somente por que preciso de Deus?”


REFERÊNCIAS BÍBLICAS DOS TÓPICOS

Intr. - A adoração a Deus tem que ser completa (Jo 4:23,24).

1.1 - Por que você serve a Deus (1ª Jo 4:19)?

1.2 - Será que a nossa adoração tem sido agradável ao Senhor (Hb 12:28)?

1.3 - O verdadeiro adorador se entrega por completo ao Criador (Is 1:11; Mq 6:7,8).

2.1 - Deus deve ser adorado por completo e em todos os lugares (Sl 103:22).

2.2 - Um dos objetivos da adoração é reconhecer o poder e a glória de Deus (Sl 104:1).

3.1 - O conhecimento das Escrituras Sagradas nos dá resistência às tentações oferecidas por falsos pregadores (Mt 4:7-11).

3.2 - Os anjos, assim como os demais seres e coisas existentes no universo, são apenas criações e instrumentos de Deus, e não devem ser adorados (Hb 1:13,14).

Concl. - A preservação do genuíno Evangelho ensinado na Bíblia é o que garante que estamos oferecendo ao Senhor um genuíno culto pentecostal (1ª Co 15:1,2).


Elementos do Culto na Igreja Primitiva

A igreja em Corinto
Os atos litúrgicos devem ser usados para a edificação: Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (1ª Co 14:26).

A igreja em Colossos
Cânticos de adoração no culto: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração(Cl 3:16).

A igreja em Éfeso
A liturgia é um eficiente meio da graça para enlevar a espiritualidade: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus(Ef 5:18-21).


QUESTÕES

1- Defina o que é cultuar a Deus:
a (  ) Cultuar a Deus significa adorá-lo, exaltá-lo, prestar-lhe ofertas.
b (  ) Cultuar a Deus significa adorá-lo e prestar-lhe reverência.
c (  ) Cultuar a Deus significa adorá-lo, exaltá-lo, prestar-lhe reverência.

2- Qual é a essência do culto a Deus?
a (  ) Uma grande unção.
b (  ) A verdadeira adoração a Deus.
c (  ) Grandes manifestações sobrenaturais.

3- Cite os elementos do genuíno culto cristão:
a (  ) Leitura da Palavra, coreografias e ofertas de sacrifícios.
b (  ) Leitura da Palavra, cânticos de adoração, orações e ofertas voluntárias.
c (  ) Pregador eloqüente, cânticos de adoração, orações e ofertas especiais.

4- Qual é o propósito principal de um culto?
a (  ) Igreja cheia e uma Palavra que agrade os ouvintes.
b (  ) Adorar a Deus em Espírito e em verdade.
c (  ) Adorar a Deus pelo que Ele nos tem dado.

5- Qual é a presença mais importante no culto cristão?
a (  ) Do pastor da igreja.
b (  ) Das almas que precisam ser salvas.
c (  ) Do Espírito Santo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Robô copiará a Bíblia com caligrafia medieval

O robô KR16 está em uma nova missão: desde o começo do mês de maio está copiando a Bíblia com uma pena e caligrafia medieval. O robô trabalhará 24 horas por dia nos próximos 11 meses para terminar a obra.

O braço robótico, de fabricação alemã, tem 7 metros de altura e faz um trabalho semelhante ao que os monges faziam antes da invenção da imprensa. Para concluir essa cópia, será necessário uma folha de papel especial que mede um quilômetro de comprimento por 63cm de largura. Além disso, será usado um litro de tinta.

A cópia da Bíblia será supervisionada pela equipe técnica e artística formada por Matthias Gommel, Martina Haitz e Jan Zappe. A Bíblia “manuscrita” do KR16 deve ser concluída em 13 de abril de 2012.

Em 2008 o robô participou de um projeto parecido em Portugal, no Museu das Comunicações e levou nove semanas para copiar o Novo Testamento.



Fonte: CPAD News

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lição 7 - Os Dons de Poder

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 Palavra-chave: Poder: [Do grego Kratos] “Força para fazer a obra de Deus.”
    Os dons de poder são: fé, curas e maravilhas. Seus principais objetivos são a exaltação do nome de Deus, a amenização do sofrimento humano e a edificação da Igreja que através desses dons ganha mais forças para cumprir sua missão de expandir o Evangelho entre as almas perdidas.
    O que representa cada dom? Somente através da fé conseguimos ter confiança no Senhor nos momentos mais difíceis de nossa vida; Através da cura, muitos que são afligidos pelas mais diversas enfermidades buscam a Deus e podem acabar também encontrando a salvação; A operação de maravilhas consiste de grandes milagres e é a maior manifestação do poder divino na terra.
    Os dons são necessários para a edificação do Corpo de Cristo. Se não acontecesse nenhuma manifestação sobrenatural, nossa pregação seria apenas composta por palavras vazias e crenças mitológicas. Onde é pregado o verdadeiro Evangelho de Cristo há manifestações de poder que também atuam na transformação da mente e do coração do homem. As  manifestações sobrenaturais podem ocorrer em qualquer situação havendo movimentos e barulho ou não.


REFERÊNCIAS BÍBLICAS DOS TÓPICOS

Intr. - O Senhor é quem nos ajuda a colocar os dons em prática (Mc 16:20).

1.1 - A fé e a perseverança são essenciais para quem quer alcançar um milagre (Mc 7:25-30).

1.2 - O dom da fé é diferente da fé natural (Tg 2:19).

1.3 - Quem possui o dom da fé tem poder para expulsar espíritos malignos (At 16:16-18).

2.1 - A expressão “dons de cura” está no plural porque o propósito divino é a cura de todas as doenças(Mt 10:1,8).

2.2 - O propósito da cura não é promover a pessoa que tem os dons de curar (2ª Co 11:2-4,13-15).

2.3 - Para que aconteçam milagres através de nós também é necessário que tenhamos fé (Mt 17:14-21).

3.1 - O dom de operar maravilhas, juntamente com o discernimento espiritual, permite demonstrar a grandeza do poder de Deus (At 13:8-11).

3.2 - Uma das coisas que podem impedir que grandes maravilhas aconteçam é a incredulidade (Mt 13:55-58 ).

3.3 - Os dons espirituais existem para, através de nossos problemas, o nome de Deus ser glorificado (Jo 11:4; 9:3).

Concl. - Façamos a obra enquanto ainda há tempo (Jo 9:4).


QUESTÕES

1- De acordo com a lição, defina o dom da fé:
a (  ) Ele nos capacita a confiar em Deus quando só um milagre pode resolver.
b (  ) Ele nos capacita a confiar em nós quando um milagre não pode acontecer.
c (  ) Ele nos capacita a confiar na igreja quando só um milagre pode resolver.

2- Quais são os dois propósitos básicos dos dons de curar?
a (  ) Edificar a igreja e eliminar o sofrimento humano.
b (  ) Glorificar a Deus e eliminar o sofrimento humano.
c (  ) Glorificar a Deus e amenizar o sofrimento humano.

3- O que acontece quando uma igreja superenfatiza a cura divina?
a (  ) Deus é exaltado e a obra cresce.
b (  ) A salvação de almas deixa de ser o mais importante.
c (  ) A salvação de almas passa a ser o mais importante.

4- Qual o significado da expressão “operação de maravilhas”?
a (  ) Fazer a igreja operar naturalmente nas mais diversas circunstâncias.
b (  ) Fazer a Igreja operar sobrenaturalmente nas mais diversas circunstâncias.
c (  ) Fazer a igreja operar sobrenaturalmente em algumas circunstâncias.

5- Qual a importância desse dom para a igreja?
a (  ) Trazer o sobrenatural de Deus ao mundo natural dos homens.
b (  ) Trazer o natural de Deus ao mundo sobrenatural dos homens.
c (  ) Levar o mundo natural dos homens ao sobrenatural de Deus.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Governo acusa igreja de tentar transformar a Malásia em país cristão

Alegações de que os líderes da igreja estão conspirando para tornar o cristianismo a religião oficial na Malásia, estão alimentando as tensões religiosas no país de maioria muçulmana.

A acusação foi feita em dois blogs que foram citados em uma reportagem de primeira página no Utusan Malásia, um jornal que pertence ao partido no poder.

O jornal afirmou que os líderes cristãos jantaram com o ministro Penang Lim Guan Eng e discutiram uma maneira de tornar o cristianismo a religião oficial da Malásia.

O partido de Ação Democrática da Malásia negou as acusações e apresentou uma queixa contra o jornal junto a polícia. "Nós nunca pedimos para a Malásia para se tornar um estado cristão, hindu ou budista".

O jantar foi organizado pela Aliança Cristã Evangélica Nacional, Dia Mundial de Oração, Sociedade de pastores no mercado de Penang Penang.

Os organizadores insistem que as únicas questões discutidas durante o jantar foram relacionadas à corrupção e suborno no mercado e não tinha nada a ver com a posição do cristianismo, na Malásia.

"A comunidade cristã em Penang é perturbada pelas reivindicações abusivas e sem apoio", disseram eles, de acordo com o jornal The Star.

Uma investigação policial sobre as reivindicações está em curso. O ministro Datuk Seri Hishammuddin Hussein disse que a investigação se concentrará em esclarecer se havia “alguma verdade na matéria do jornal e se o ele teve um papel no jogo dessas questões".

As relações entre a população permanecem instáveis na Malásia, que tem maioria muçulmana. Os cristãos representam 10% da população.



Fonte: CPAD News

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lição 6 -Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 Palavra-chave: Sabedoria: Qualidade de sábio; prudência; sensatez. Essa palavra aparece 218 vezes na Bíblia (170 no AT e 48 no NT).
    Os dons do Espírito Santo conforme 1ª Co 12:8-10 são relacionados da seguinte maneira: manifestação da sabedoria de Deus, manifestação do poder de Deus e manifestação da mensagem de Deus.
    O que são os dons da palavra de sabedoria, palavra da ciência e discernimento de Espíritos? A palavra da sabedoria permite ao crente falar ousadamente palavras que não provém da sabedoria humana, mas que são reveladas pelo Espírito Santo de Deus; a palavra da ciência dá ao servo do Senhor grande capacidade de perceber o que acontece a sua volta mesmo que ele não tenha muito conhecimento e capacidade intelectual; o discernimento de espíritos nos permite não sermos enganados por palavras e ações de origem maligna ou carnal.
    A importância de estarmos atentos e munidos dos dons espirituais é inquestionável. Pois somente dessa maneira não seremos vítimas das ciladas que o inimigo prepara a todo momento para nos derrubar tirando-nos o direito à salvação e a disposição para realizarmos a obra de Deus.


REFERÊNCIAS BÍBLICAS DOS TÓPICOS


 Intr. - Qual é a tua função como membro do Corpo de Cristo (1ª Co 12:14)?

1.1 - Quais são os nove dons espirituais (1ª Co 12:8-10)?

1.2 - De que maneira são repartidos esses dons?

1.3 - Embora diferentes, somos membros de um mesmo Corpo. Será que temos vivido devidamente em união (1ª Co 12:18-20)?

2.1 - Quais são as principais características que demonstram a ação diabólica na vida do homem (Tg 3:14-16)?

2.2 - Por que a sabedoria e o conhecimento são tão importantes (2ª Pe 3:16-18)?

2.3 - O que devem saber aqueles que não tiverem sabedoria (Tg 1:5)?

3.1 - Ao abrir de nossa boca devem sair sábias palavras inspiradas por Deus. Você tem buscado o dom da Palavra da ciência (Lc 22:32-34)?

3.2 - Os perigosos falsos profetas sempre existiram, mas será que eles ficaram impunes (2ª Pe 2:1-3)?

3.3 - Por que é tão importante o dom de discernimento espiritual (1ª Co 2:13,14)?

Concl. - Existe alguma possibilidade de melhoria para esse mundo terreno (2ª Tm 3.1)?


QUESTÕES


 1- Qual o propósito dos dons?

a (  ) Satisfazer o profeta.
b (  ) Exaltar o obreiro.
c (  ) Edificar a Igreja.

2- De acordo com a lição, classifique os dons:
a (  ) Dons que manifestam a autoridade, o poder e a mensagem de Deus.
b (  ) Dons que manifestam a sabedoria, a força e a mensagem de Deus.
c (  ) Dons que manifestam a sabedoria, o poder e a mensagem de Deus.

3- Defina o dom da palavra de sabedoria:
a (  ) Operação natural que capacita o homem a solucionar problemas.
b (  ) Operação sobrenatural que capacita o homem a solucionar problemas.
c (  ) Operação especial que capacita o homem a prosperar financeiramente.

4- O que significa discernir?
a (  ) Usar diferentes dons.
b (  ) Distinguir, estabelecer a diferença.
c (  ) Falar diferentes línguas.

5- Qual a importância do dom de discernimento hoje?
a (  ) Possibilita o crescimento de nosso ministério individual.
b (  ) Nos dá habilidade para convencer o pecador a se converter.
c (  ) Não permitir que sejamos enganados e caiamos no erro.


Seguidores